sábado, 31 de janeiro de 2009

Memórias de Bordo - Guarujá - SP


Guarujá, 16 de janeiro de 2009.

Hoje fomos à praia de Pitangueiras para fazer o passeio de barco à Fortaleza da Barra Grande (5*). O passeio foi superinteressante, com guia explicando a história e a razão da existência dos fortes.


Depois do almoço no shopping La Plage, fomos conhecer a praia do Tombo (4*), o Mirante das Astúrias (5*) e o Mirante da Galheta (2*). De lá, rumamos para a praia de Pernambuco (4*), o Morro do Sorocotuba (1*) e a praia do Éden (2*).


Voltamos para a praia da Enseada (5*) e aproveitamos o vento do mar e as águas mornas da praia. A Enseada é excelente em termos de infraestrutura, mar e agito. Adoramos! Hoje foi o primeiro dia que o Ariel entrou no mar sem medo. Agora quem tem medo somos nós... À noite, nas andanças pela orla, entramos no Shopping do Resort Casa Grande e fizemos uma massagem no Acquamassage (5*). Saimos de lá novinhos em folha. Mas em dez minutos já estávamos carregando o Lucca no colo novamente... Precisamos de uma máquina daquela em casa. Isso sim!

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Memórias de Bordo - Guarujá - SP

O relógio despertou às sete da manhã, mas foi difícil levantar. A viagem não foi tão cansativa; é o calor que nos mata. Após o café, fomos à praia da Enseada. A água é transparente e há espaço para o Ariel e o Lucca correrem à vontade. Mais tarde fomos à praia de Pitangueiras em busca do trem de turismo (2*) e compramos ingresso para amanhã conhecer o Forte da Barra. Foi legal o passeio: passamos pela praia das Astúrias (4*) e demos uma olhada pela orla.


Já de carro, foi a hora de conhecer o Morro do Maluf (5*). Lindo, vista inesquecível! Na descida, passamos pelo Mirante da Gávea (5*), com seu panorama maravilhoso da praia de Pitangueiras. Provamos à beira-mar o melhor suco de maracujá até hoje.


De volta à praia da Enseada, andamos pela orla, envoltos pelos coqueiros e a brisa do mar. Comemos crepe e raspadinha (3*). Visitamos a feira de artesanato (5*) e fomos ao Cinema 3D (2*). Assistimos ao espetáculo do King Kong (2*) (o que a gente não faz pelos filhos...) e comemos milho com água de coco. Para fechar a noite, adivinha o que? Parque de diversões (4*)! O Ariel foi numa montanha-russa bem alta com o Ricardo. Até me deu medo. Na primeira queda ele ficou branco como cera. O Lucca foi no Crazy Dance, mas não curtiu muito. A revelação da noite foi o Ariel ir ao Trem Fantasma sozinho. Os olhos estavam arregalados, mas corajosos. Pizza, sorvete... ai ai férias! Voltamos andando pela orla. Delícia!

Memórias de Bordo - Viagem ao Guarujá - SP


Pela manhã, nos despedimos mais uma vez de Santos (5*) tirando algumas fotos dos surfistas dos jardins da orla da praia. O Lucca se empolgou em aparecer ao lado das estátuas e o Ariel não, devido ao seu mau humor matinal. Seguimos em direção ao Guarujá. A fila para a travessia de balsa estava gigantesca. Achei Guarujá excelente, em termos de infraestrutura, assim como Santos. Nos instalamos no Hotel Charme (2*) e então fomos ao Acqua Mundo (5*), o maior aquário da América Latina.


Depois seguimos para a praia de Pitangueiras (5*) e compramos ingresso para o Circo Espacial (3*). Jantamos no Burger King do Shopping La Plage (5*). Ainda nos divertimos no parque de diversões. O Lucca adorou ir na montanha-russa.

A loja de artesanato (2*) de Pitangueiras é bem diversificada: tem até capim-dourado do Tocantins...

Mémorias de Bordo - Viagem a Santos - SP


O que estava marcado para cinco da manhã acabou acontecendo uma hora mais tarde. Acordamos atrasados e exaustos da noite anterior. Tudo porque para conseguir arrumar as malas com calma foi preciso colocar os terroristas na cama... A viagem até Santos foi bem tranquila, com paradas para comer um lanchinho na estrada, um banheiro improvisado no km n para o Lucca e para abastecer. Os meninos se distraíram com o Dvd player do carro: assistiram ao Barney, Pateta e Shrek. Chegamos em Santos às 16h30min e procuramos um hotel para ficar. Decidimos pelo mesmo do ano passado, Fenícia (1*), por ser na beira do mar.



Logo após as primeiras instalações, fomos ao teleférico de São Vicente (5*), a primeira cidade do Brasil. Valeu muito a pena. O visual é lindo e a altura nos dá a sensação de estar voando. O Lucca ficou bem quietinho no meu colo e o Ariel teve um pouquinho de medo. Depois de curtir as alturas, fomos dar uma volta na praia do Gonzaga (4*), de areia preta, prata e cinza. Corremos e andamos pela orla até o hotel. Foi uma caminhada e tanto... O Lucca ficou à milanesa para o jantar. No caminho, pegamos um vendaval de areia. Estamos exautos!!

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

"Às vezes é divertido constatar a que níveis a incompetência pode chegar"


Desisti de comprar livros. Na melhor das hipóteses, compro para dar de presente. Depois que me tornei sócia da ONG Barca dos Livros, decidi que o melhor é escolher um deles dentre tantos em tantas prateleiras. Na última vez que estive lá, escolhi um livro do Jô Soares, "O Homem que matou Getúlio Vargas" (1*), na expectativa de saber qual seria minha opinião sobre a obra dele. Confesso que me decepcionei. O livro é denso e a narrativa perde o foco em detalhes. Não me agradou no geral, exceto pelas citações que comento abaixo.

De acordo com a obra, na cultura sérvia, "o recém-nascido é banhado nas águas do rio Vrbas e, sete dias depois (...) como manda o ritual (...), tem seu testículo direito seccionado e comido pelo pai. (...) Para assombro e orgulho dos semicastrados que participam da cerimônia, o bebê não chora" (p. 19). Interessante essas diferenças culturais. Penso que não há fronteiras entre o que é cultura e o que é violência.

"O melhor modo de extinguir um mito é obrigá-lo a viver" (p. 331). É mesmo. Ninguém tem sucesso por tempo indeterminado. Um dia sempre é diferente do outro e isso nos dá garra e consolo ao mesmo tempo...

"Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na História" (p. 333). Comentário de Getúlio antes de apertar o gatilho e cometer suicício. Tenho vontade de ler mais sobre esse personagem da "estória" brasileira, para ter uma opinião mais concreta. Getúlio é pouco narrado no livro e não o considero nem o co-protagonista da trama.

Enfim, como escritor Jô Soares daria um ótimo apresentador...

[1* ruim][2* regular][3* bom][4* ótimo][5* excelente]